CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 23/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL Vacina contra Febre Aftosa A Prefeitura de Pacujá iniciou nesta segunda-feira (15) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024
#MeioAmbiente 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL Comunicado importante A realização da entrega de mudas, no dia 31/03, será apenas sob troca por materiais recicláveis.
#MeioAmbiente 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL Fortalecendo nossas raízes agrícolas!

Fortalecendo nossas raízes agrícolas! ???? Em parceria com o Programa Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará e a EMATERCE, a Prefeitura de Pacujá está proporcionando sementes e mudas de alta qualidade para impulsionar a Agricultura Familiar. Com 4.700 kg de sementes, estamos investindo no aumento da produtividade e na melhoria da renda dos nossos agricultores. A distribuição já começou no escritório local da EMATERCE de Pacujá. Juntos, construímos um futuro mais verde e próspero! ???

#Pacujá 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL Sistema do Cadastro Único estará indisponível

ATENÇÃO!

Durante o período de 26 a 29 de janeiro, o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível em todo o estado do Ceará. Essa manutenção pode impactar o acesso e atualizações no cadastro, sendo importante que os usuários estejam cientes desse intervalo de indisponibilidade.

#Agricultura 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIA DO FEIRANTE

Neste Dia do Feirante, aplaudimos os protagonistas que todos os dias colocam a mão na massa-ou melhor, nas frutas, legumes, verduras, flores, ovos, peixes. Juntos, celebramos aqueles que cultivam saúde e sabor para nosso município de Pacujá.

#Município 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL A coleta seletiva chega em Pacujá Coleta Seletiva
#MeioAmbiente 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL "ESSES JOVENS SÃO ESTRELAS POSSUIDORAS DE LUZ PRÓPRIA, POR ISSO BRILHAM" O Projeto Jovens Ambientalistas lançado no município de Pacujá, Estado do Ceará, está inserido dentro das "diretrizes e procedimentos" da Educação Ambiental Como Fator de Integração Sócio, Cultural e Ambiental, COLUNA MESTRA do trabalho do município no tocante as Políticas Públicas Ambientais resumido em duas palavras chaves e fortes: "ECO PACUJÁ", que trabalhará o resgate dos erros cometidos contra o Meio Ambiente que prejudicaram sobremaneira o Bioma Caatinga com queimadas, desmatamentos, uso indevido do agrotóxico e poluição. Árdua tarefa porém possível, quando se tem ATITUDE e DECISÃO POLÍTICA, aqui tem disso!
Ao todo, são quatro grupos de Jovens Ambientalistas enraizados na sede do município e nas comunidades de BOM GOSTO (Bioma Caatinga com um lastro preservado que nos impressiona e as nascentes fazem o diferencial), ZIPÚ (Bioma Caatinga praticamente protegido, com nascentes e Sítio Paleontológicos, cavernas, etc.), BATOQUE (É uma comunidade quilombola que mantém viva a tradição de seus antepassados, praticam uma agricultura sustentável e uma das poucas comunidades que mantém uma casa de sementes).
Todos os integrantes são oriundos de escolas públicas municipais e estaduais que estão engajados na luta pela preservação ambiental, pelas práticas conservacionistas, pela mudança cultural em relação ao Bioma e ao semiárido.
A meta central do projeto é a construção da conscientização da comunidade de forma participativa, acompanhamento e monitoramento das ações trabalhadas pelos jovens, conhecimento sobre a importâncias das atividades sustentáveis, arranjos produtivos que gerem ocupação e renda nas comunidades, trabalhar o potencial turístico de cada comunidade; sensibilizar as autoridades e comunidades; incentivar atividades através de cursos de pequena duração, seminários, oficinas, campanhas educativas e o intercâmbio entre as comunidades trabalhadas; trabalhar o fortalecimento do Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente-COMDEMA e trabalhar a elaboração do Plano Municipal do Turismo Sustentável para que o município seja o condutor e o guardião dos bens ambientais em seu território, estabelecendo normas e procedimentos para exploração da atividade turistica sustentável e fazer valer sua autoridade como um ente federativo. Os bens naturais seja ele de natureza arqueológica, paleontológica, ambiental ou arquitetônica é da responsabilidade do Município de Pacujá e caberá a ele zelar e cuidar desses bens que são Patrimônio Nacional.
Aos Jovens Ambientalistas, caberá também, a responsabilidade pela difusão das atividades trabalhadas, dividir com as comunidades conhecimentos adquiridos e se fortalecerem como cidadãos e futuros profissionais de sucesso.
"SOMOS FORTES PORQUE TRABALHAMOS UNIDOS E MEIO AMBIENTE SE FAZ COM AÇÕES"
#MeioAmbiente 21/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL MOBILIZAÇÃO PARA A QUALIDADE DO VERDE E DA VIDA EM PACUJÁ A Prefeitura Municipal, de Pacujá através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoverá com apoio da SEMA-Secretaria de Estado do Meio Ambiente a I AÇÃO em benefício da limpeza dos lagos e nascente dentro das diretrizes e procedimentos da Campanha Nacional de Limpeza dos Mares, Lagos e Lagoas envolvendo diretamente o PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS, darão sequência ao trabalho para sensibilizar as comunidades sobre a importância da limpeza em tornos dos lagos, lagoas, açudes e nascente do município.
Os Jovens Ambientalistas do BATOQUE farão a ação próximo dia 26 na referida comunidade e os Jovens Ambientalistas do BOM GOSTO realização a ação dia 27 na aludida comunidade. Serão entregue a cada jovem, estudantes da rede municipal de ensino, um kit contendo material educativo, luvas, sacos para lixo e luvas tendo o acompanhamento direto de professores e do coordenador do projeto, o ambientalista Jorge de Moura.
A preocupação do órgão se volta a limpeza dos espelhos d'água e no entorno desses recursos hídricos. Palestras sobre a importância da ÁGUA FONTE DE VIDA e sobre o MOSQUITO DA DENGUE que desafia as autoridades brasileiras serão temas que envolverão a campanha no município de Pacujá que está de OLHO no Programa SELO Município VERDE e no Programa Selo UNICEF Município Aprovado.
O Prefeito Alex Melo vê com entusiasmo as ações e a preocupação do Órgão que acertou na condução de um novo olhar político social para o Setor Ambiental, a implantação desses Projetos no âmbito do município, nos fortalece culturalmente, estaremos trabalhando para transformar Pacujá num município verde por excelência, será esse nosso objetivo. Melhor ainda quando temos um secretário comprometido com o Bioma Caatinga e com a Educação Ambiental Como fator de Convivência Pacífica no Semiárido, o titular da pasta, José Parcelli tem essa visão felizmente. Finaliza Alex Melo.
#MeioAmbiente 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL "PLANTANDO SONHOS NO SEMIÁRIDO - MOBILIZAÇÃO PARA A QUALIDADE" Dia 7 de Dezembro de 2017, as 16h, na EEF Coriolano Alves de Brito, o Prefeito Municipal ALEX MELO e o Secretário de Agricultura JOSÉ PARCELLI, ENTREGARÃO mais uma vez aos Jovens Ambientalistas de Pacujá, a aludida Escola e ao Estádio Municipal, material permanente para reforçar o trabalho ambiental dos jovens ambientalistas nas ações de plantação de mudas de árvores nativas e fruteiras adaptadas ao Bioma Caatinga, para melhor desempenho no setor ambiental, sem interferir nas atividades escolares.
Hoje pela manhã dois integrantes do Projeto Pedro Britto e Carlos Renan estiveram no Estádio Municipal recebendo orientações para repassarem para os demais integrantes que farão a mesma tarefa próxima semana. De impressionar o compromisso desses jovens, o interesse e a vontade empolgante deles para ajudar o Bioma Caatinga nos fortalece, é a força do jovem em prol da Natureza que nos pede SOS, a EEF Carionano Alves de Brito tem esse compromisso, daí a performance de seus alunos que nos surpreende.
Os Jovens Ambientalistas estão sendo testado e estudado o potencial de cada um, continuarão a tarefa de coletarem sementes, plantar, identificar e distribuir com a população sendo que a prioridade será para cada jovem que tem um dever de casa a fazer: "transformar seus quintais em pomares", verdadeiras manchas verdes que ajudarão a manter o equilíbrio do Bioma Caatinga, pelos menos em Pacujá.
O ambientalista Jorge de Moura que coordena os Projetos está otimista tendo em vista o interesse e conhecimento dos jovens que ajudará nas pesquisas empíricas. O entusiasmo deles é um ingrediente a mais para a valorização e conhecimento do Bioma Caatinga, só poderemos proteger aquilo que conhecemos, além do mais será um extraordinário reforço ao trabalho de enfrentamento à desertificação e mitigação aos efeitos da seca que vez por outra castiga o solo do Nordeste do Brasil e o Ceará não fica imune.
#MeioAmbiente 09/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL UM TRIBUTO AO BIOMA CAATINGA: "SIM AS ÁRVORES NATIVAS E NÃO AS ÁRVORES EXÓTICAS" Pacujá na Região Norte do Estado, deu início ontem ao trabalho de substituição do NIM INDIANO, essa substituição se dará de maneira responsável, lenta e gradual nos espaços públicos, estruturas físicas de residências e prédios públicos, calçadas e calçamentos estão sendo prejudicados numa agressividade sem precedentes pelas raízes dessa árvore exótica na sede do município. Preocupado com a arborização da cidade quase 100% dessa espécie exótica oriental, o Prefeito Alex Melo, se reuniu mês passado com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Parcelli Magalhães que abraçou a causa, decidiram pela substituição dessa espécie a curto, médio e longo prazo por espécies nativas do Bioma Caatinga, entre elas o Pau Branco, Ipês do Brasil (cores variadas), Aroeira, Pata de Vaca, Pau Ferro, Cedro (ao longo dos canais), Canafístula, Carnaubeira, entre outras. Será trabalhado a formação de manchas verdes e pequenos pomares com árvores fruteiras adaptadas ao nosso Bioma. Uma acertada decisão política que teve início nessa última sexta feira (10) em frente ao Estádio Municipal, quando o referido secretário acompanhado do da sua equipe e dos Secretários João batista (Esportes), Secretário Adjunto da Infraestrutura Raimundo Doca), Vereador Brito Júnior, membros do COMDEMA, Gracilene responsável pelo escritório da EMATERCE, da 1ª Dama do Município Milena Lopes, Diretora Raquel , profº Joaquim e alunos da EEF Cariolano Alves de Brito, arrancaram as primeiras árvores e substituíram por espécies do nosso Bioma além de algumas adaptadas, fruteiras e roseiras ornamentais. É um passo decisivo em prol da melhoria ambiental da nossa cidade, teremos que valorizar e respeitar o Bioma Caatinga e é bom lembrar, que cada Bioma tem sua própria dinâmica e não poderemos interferi de forma direta e irresponsável. Finaliza Alex Melo.
#MeioAmbiente 27/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL ÁRVORE NIM DESCARACTERIZA O BIOMA CAATINGA E FAZ ESTRAGOS EM PACUJÁ O Prefeito Alex Melo, recomendou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente um completo levantamento sobre a arborização da cidade, é visível a predominância com o NIM INDIANO (Azadirachta Indica A. Juss), o está verificando "in loco" as árvores que estão danificando construções na cidade, espera-se que o COMDEMA-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, aprove Resolução proibindo a disseminação do NIM, estudos científicos já apontam os erros dessa prática tais como: DANOS AMBIENTAIS, IMPACTOS AMBIENTAIS, ELIMINAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS, e INTOXICAÇÃO (quando há ingestão por parte de insetos polizadores e aves, causa esterelidade).
O Bioma Caatinga está sendo descaracterizado com o rápido avanço do NIM INDIANO e a preocupação aumento por sua ameaça ao ecossistema, habitats ou espécies.
O NIM INDIANO quando manipulado corretamente tem seus efeitos positivos o que somos contra é a sua disseminação "in natura" como arborização, o que é um erro sem precedentes na História Ambiental do País. Essa espécie deveria estar restrita as Universidades e Laboratórios para pesquisas e manipulação.
A opção para a substituição lenta e gradual do NIM se dará a médio e longo prazo, as espécies nativas do Bioma Caatinga terá prioridade tais como: Ipê do Brasil (cores variadas), Pau ferro, Pata de Vaca, Canafístula, Jacarandá (praças), Quaresmeira, Oiti (canais e praças), Pau Fava, entre outras que não afetam construções e calçadas tais como Romanzeira e Laranjeira. Plantas ornamentais serão introduzidas e o Jasmim em cores variadas darão um toque de beleza e leveza a cidade.
www.pacuja.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 09:19:00