Notícias

ÁRVORE NIM DESCARACTERIZA O BIOMA CAATINGA E FAZ ESTRAGOS EM PACUJÁ

O Prefeito Alex Melo, recomendou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente um completo levantamento sobre a arborização da cidade, é visível a predominância com o NIM INDIANO (Azadirachta Indica A. Juss), o está verificando "in loco" as árvores que estão danificando construções na cidade, espera-se que o COMDEMA-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, aprove Resolução proibindo a disseminação do NIM, estudos científicos já apontam os erros dessa prática tais como: DANOS AMBIENTAIS, IMPACTOS AMBIENTAIS, ELIMINAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS, e INTOXICAÇÃO (quando há ingestão por parte de insetos polizadores e aves, causa esterelidade).

O Bioma Caatinga está sendo descaracterizado com o rápido avanço do NIM INDIANO e a preocupação aumento por sua ameaça ao ecossistema, habitats ou espécies.

O NIM INDIANO quando manipulado corretamente tem seus efeitos positivos o que somos contra é a sua disseminação "in natura" como arborização, o que é um erro sem precedentes na História Ambiental do País. Essa espécie deveria estar restrita as Universidades e Laboratórios para pesquisas e manipulação.

A opção para a substituição lenta e gradual do NIM se dará a médio e longo prazo, as espécies nativas do Bioma Caatinga terá prioridade tais como: Ipê do Brasil (cores variadas), Pau ferro, Pata de Vaca, Canafístula, Jacarandá (praças), Quaresmeira, Oiti (canais e praças), Pau Fava, entre outras que não afetam construções e calçadas tais como Romanzeira e Laranjeira. Plantas ornamentais serão introduzidas e o Jasmim em cores variadas darão um toque de beleza e leveza a cidade.

 

Deixe seu comentário


Prefeitura Municipal de Pacujá

LOCALIZAÇÃO

 RUA 22 DE SETEMBRO, nº 325 CENTRO

 

 pacujaprefeitura@hotmail.com

REDES SOCIAIS